8

jan

Como armazenar minhas sementes?

ARMAZENANDO SUAS SEMENTES DE CANNABIS

Antes de falar sobre como armazenar sementes, precisamos lembrar que suas sementes de maconha estão vivas. Antes de germinarem, eles estão em estado de hibernação e, como todos os seres vivos, podem morrer.

Ao armazenar as sementes, você deseja fornecer condições ideais para garantir que elas ainda estejam boas até que você esteja pronto para germiná-las. Como estamos lidando com a natureza, você precisa manter certas condições ou isso pode afetar. Embora as sementes tenham uma casca dura e sejam bastante robustas, você deve ter em mente os seguintes pontos para evitar qualquer tipo de problema no futuro.

 

ARMAZENANDO SEMENTES

Quando armazenadas em condições perfeitas, as sementes de cannabis podem ser viáveis por até 10 anos com sucesso. O armazenamento de sementes é importante por muitas razões, seja você um produtor doméstico esperando a ocasião especial para cultivar aquela variedade única que acabou de comprar ou bancos de sementes que precisam estocar sementes para uma eventual venda. Seja qual for o motivo para ter sementes, lembre-se de que cuidar delas é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para sua colheita. Uma semente mal armazenada pode não germinar e, se o fizer, pode não crescer adequadamente. Existem vários parâmetros que você precisa seguir para armazenar sementes a longo prazo.

 

CONDIÇÕES IDEAIS PARA ARMAZENAR SEMENTES

Existem dois fatores principais que podem afetar negativamente as sementes:

  • LUZ
    Se você já germinou sementes de cannabis antes, sabe que a luz é um fator importante quando se trata da probabilidade de a semente germinar ou não. Se suas sementes forem expostas à luz por muito tempo, elas podem acabar germinando antes que você esteja pronto para plantá-las.
  • TEMPERATURA
    A temperatura na qual você armazena suas sementes é muito importante. Você precisará armazená-los em torno de 6-8 graus Celsius se seu intuito é germina-lás após alguns meses. Nesse caso você pode guardá-las na geladeira de sua casa (refrigerador).

Recomendamos guardá-los na gaveta de legumes ou no fundo da geladeira e usar um pote hermético ou algo semelhante para que a temperatura não oscile ao abrir a porta da geladeira ou se faltar energia. Uma boa regra geral é que quanto mais baixa for a temperatura em que você armazena essas preciosas pequenas contas de alegria expectante, mais elas durarão e menos chance você terá de uma germinação inesperada. Os produtores que gostam de brincar com a genética da semente e produzir suas próprias raças cruzadas por meio da criação de sementes geralmente têm uma geladeira ou freezer especial dedicado que eles usam apenas para suas sementes.

Se você estiver usando sua geladeira/congelador normal para armazenamento de sementes, há algumas coisas importantes a serem lembradas. Em primeiro lugar, as sementes são supersensíveis à luz; portanto, independentemente de como armazená-las, certifique-se de que estejam em um recipiente leve e selado. Também é bom garantir que sua geladeira ou freezer não tenha problemas de congelamento (já que muitos modelos mais antigos congelam sem manutenção regular). Isso pode levar à liberação de umidade se a temperatura cair, o que não é o que você deseja se suas sementes forem armazenadas lá. Se você tiver acesso a um selador a vácuo, recomendamos usá-lo para primeiro selar totalmente a semente – caso contrário, um saco de pressão ou fecho de correr servirá bem. Em seguida, coloque o saco dentro de um recipiente à prova de luz.

 

ARMAZENANDO SEMENTES POR SEMANAS

Se você estiver armazenando sementes por algumas semanas, não há problema em deixá-las na embalagem original, desde que estejam em um local escuro, seco e fresco.
Normalmente, a embalagem em que eles vêm é à prova de luz e à prova d’água, desde que você os deixe em um local relativamente fresco, como uma gaveta ou algo semelhante, eles serão bons.

 

ARMAZENANDO SEMENTES POR MESES

Se você estiver armazenando suas sementes por alguns meses, é melhor armazená-las na geladeira. Isso garantirá que as sementes não sofram com as oscilações de temperatura. Ao mantê-los em sua embalagem original ou em um recipiente à prova de luz, você garante que eles serão bons pelo tempo que você precisar.

 

ARMAZENANDO SEMENTES POR ANOS

Isso geralmente se aplica a bancos de sementes ou criadores. Se você precisar armazenar as sementes por muito tempo, pode armazená-las no freezer. Mesmo não sendo necessário, evita que suas sementes sintam ainda mais a oscilação de temperatura. Você ainda pode armazená-los na geladeira, depende do que você prefere e das opções disponíveis. Idealmente, você deseja armazenar suas sementes em um local fresco, escuro e seco. Ao armazenar as sementes na geladeira ou no freezer, você pode adicionar sachês de sílica gel para garantir que estejam completamente secas. A alta umidade pode desencadear o crescimento de fungos em suas sementes. Se suas sementes forem expostas à luz ou a mudanças rápidas de temperatura, isso fará com que usem seus estoques de nutrientes antes mesmo de ver o solo, o que significa que não terão os nutrientes de que precisam para germinar.

 

 

Compartilhar este post

Comentários (1)

  • marcosfelipealvesmma@gmail.com 14 de fevereiro de 2024 Responder

    Muito top as dicas 👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELATED

Posts